Caminhada com a Corrida Amiga à Ed. Paulinas

em

5B conta a história

Primeiro os monitores conversaram com a turma numa roda sobre assuntos relacionados ao trânsito.

A monitora quis saber os conhecimentos da crianças a respeito do assunto fazendo várias perguntas, como por exemplo: Quem sabe o nome das pessoas que andam na calçada? (pedestre) ; onde o pedestre deve atrasar a rua? Onde devemos ver para saber se podemos atravessar a rua? Alguém já viu na rua pessoas idosas, ou com cadeira de rodas? Já viram uma pessoa com deficiência visual? Como as pessoas se locomovem na rua? Como vocês vêem na escola? …

Assim as crianças foram participando e se envolvendo com essas questões do dia a dia …

A monitora mostrou figuras de meios de transportes, placas de sinalização e cartaz com palavras chaves para fazer essas perguntas.

Chegou a hora da Dinâmica. Duas filas de crianças que correram até o (a) monitor,(a) bateram na palma da mão deles e depois foram ao final da fila…

A turma foi se empolgando. Depois de três voltas as crianças ficaram mais rápidas.

Em seguida, fizeram uma trilha montada com vários materiais: cordas, bambolês, tapete com sinalização, piso tátil : liso e piso de bolinhas para o deficiente visual saber se deve ir ou esperar.

Nessa caminhada teve crianças que fizeram o papel de deficientes visuais, elas receberam uma bengala especial e cada uma teve uma criança que foi lhe orientando e conduzindo durante toda a trilha.

No final, a turma relembrou de tudo que que foi feito.