Na última sexta- feira, conforme previsto em calendário escolar, realizamos a primeira etapa da avaliação qualitativa institucional, nas nove dimensões propostas pelo documento do MEC, com metodologia participativa.
Tivemos a presença de todos os educadores, da equipe de apoio e de alguns pais.
No primeiro momento do encontro, fomos subdivididos em nove grupos. Em cada grupo foi discutida uma das temáticas a seguir:
- Planejamento e gestão educacional;
- Participação, escuta e autoria de bebês e crianças;
- Multiplicidade de experiências e linguagens em contextos lúdicos para as infâncias;
- Interações;
- Relações étnico-raciais e de gênero;
- Ambientes educativos: tempos, espaços e materiais;
- Promoção da saúde e bem-estar: experiências de ser cuidado, cuidar de si, do outro e do mundo;
- Formação e condições de trabalho das educadoras e dos educadores;
- Rede de promoção sociocultural: unidade educacional, família, comunidade e cidade.
As reflexões e índices de avaliação qualitativa realizada nos subgrupos, foi posteriormente compartilhada em plenário, possibilitando a todos os presentes a ratificação ou mudança do índice apontado pelos subgrupos.
Então, o que fazer com estes índices?
A 2a. etapa desta avaliação ocorrerá em 13/06/22 (com suspensão de atividades com crianças), para a elaboração participativa de um Plano de Ação.
Esperamos por todos!